curiosidades


Em actualização

ÁGATA
Grupo: Quartzo
Cor: Cinzento, cor-de-laranja, cor de areia, castanho, preto, azul-brilhante e um tom esverdeado. Tem diversos traços, variados desenhos e amostras. Ágata-Pêssego, Ágata-Listrada, Ágata-Vermelha, Ágata-Verde, Ágata-Azul.

Crenças e mitos: As ágatas estão entre as pedras preciosas mais antigas e com maior poder curativo. devem o seu poder de atracção à grande variedade de colorações e aos seus múltiplos desenhos. na Antiguidade eram trabalhadas em forma de pingentee e usadas como amuletos. Nos museus de Atenas e paris, encontram-se jóias e objectos de adorno da Grécia antiga que são particularmente admirados. Os romanos acreditavam que as Ágatas em forma de anéis poderiam oferecer poder e riqueza.

ÁGUA-MARINHA
Grupo: Berílio
Cor: Azul-marinho, azul-claro, azul-esverdeado e um tom translúcido até transparente.

Crenças e mitos: A Água-Marinha encontra-se há melhares de anos entre as pedras de adorno e de cura mais apreciadas. Recebeu o seu nome das palavras latinas «aqua» (água) e «mar» (mar), o que significa «água do mar». Os gregos apreciavam-na como símbolo de limpeza, amor e como protecção da sorte no matrimónio. Designavam-na como pedra protectora das sereias. Os árabes apreciavam esta pedra como símbolo da alegria, que trazia ao seu portador paz, contentamento e felicidade.

AMAZONITE
Grupo: Potássio e feldspato
Cor: verde, verde-azulado, atravessada por veios brancos, opaca até transparente.

Crenças e mitos:
A Amazonite obtém a sua coloração tipicamente verde-azulada devido às infusões de cobre e pertence às pedras sagradas dos índios. Enquanto pedra de adorno e cura, é considerada valiosa por quase todos os povos indígenas.

AMETISTA
Grupo: Quartzo
Cor: Violeta-claro até violeta-escuro, translúcido até transparente.

Mitos e crenças: O seu nome vem do grego «Amethystos» que significa «não bêbado». Os gregos acreditavam que esta pedra os protegia de feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez e da penetração dessas forças no espírito. Este povo acreditava também que a Ametista podia transformar maus pensamentos em optimismo, libertando-nos de falsos amigos.

CORAL
Grupo: Material orgânico
Cor: Branco, rosa, azul, preto e vermelho.

Mitos e crenças: Os corais são esqueletos de seres vivos orgânicos marítimos que habitavam todos os mares quentes e de secreção calcária. Estes recifes, com a sua multiplicidade colorida, estão entre as maiores belezas naturais do nosso planeta. O maior recife de corais do mundo, de 2000Km de comprimento e situado na costa oriental da Austrália, é actualmente um parque nacional. O coral pode ser branco, rosa, azul, preto ou vermelho, mas a cor mais valorizada sempre foi o vermelho, encontrado nas Ilhas Canárias, no Japão e na Austrália. Desde os primordios da vida humana que os corais são mencionados em muitas lendas e respeitados como pedras mágicas de protecção. Acreditava-se que eram sangue divino e que se relacionavam com a felicidade e a riqueza, protegendo de perigos diários como acidentes, falsos amigos e magia negra.

CRISTAL